Projeto Cidade Tiradentes

Projetos Finais

Mallu Moda e Acessórios

Bolsa moda praia e luminária feitas com garrafa PET e cartões telefônicos

Proposta: Escolhemos este projeto devido ao trabalho manual nos encantar, somos um grupo formado por artesãs. A função deste projeto é ensinar mulheres em organizações como Ongs, igreja, comunidade, etc.

Criativas:

Claudete Maria Verri

Elaine Cristina

Leonardo de Souza

Maria Luisa Barbosa

Bolsa Eco Jeans

Ecobag feita com retalhos de calça jeans e forro de nylon de guarda-chuva

Proposta:A ideia é mostrar que com retalhos é possível criar múltiplas ideias funcionais e inovadoras, como o forro feito de nylon de guarda-chuva que torna a bolsa impermeável. Uma produção de baixo custo para um produto mega sustentável.

Colete multifuncional

Colete-bolsa / Bolsa-colete

Proposta: Há a valorização da funcionalidade e durabilidade em nosso projeto. Acreditamos que a moda deve ser prática e adaptável às necessidades do dia-a-dia.

Replantio Ressignifique

Cropped e bolsa para festa feitos com tela de juta, saco de fitilho e plástico lacre da caixa de papelão.

A tela de juta, matéria prima 100% biodegradável, geralmente é produzida pelas mãos artesanais de famílias ribeirinhas, extraída da planta juta ou malva e a sua produção garante o sustento de diversas famílias da Amazônia.

O saco de fitilho foi criado para trazer mais economia para as embalagens, a maior parte é produzido a partir de polipropileno reciclado, porém depois de usado seu destino ainda não é 100% correto o tornando um material não reciclável.

O plástico lacre da caixa de papelão foi usado como barbatana do cropped e como suporte para alça da bolsa.

Proposta: Fomentar a coleta seletiva desses materiais, onde seu tempo de decomposição é longo. A ideia é dar continuidade na vida dessas fibras após seu uso em feira e hortifruti pela cidade. Vejo sempre que o descarte desse material é geralmente feito no meio das ruas de São Paulo e vi aí uma oportunidade de poder ressignificar e prolongar a existência dessas fibras. Nessas peças como o cropped e as bolsas usei as fibras como se fosse um tecido de renda.

Criativa:

Nayara dos Santos

Projeto Raízes

Maquiagem ancestral com produtos naturais

Proposta: Resgate da ancestralidade através da pintura facial.

Criativas:

Camila Fernandes

Dilma Luzia Pinheiro

Ressignificação

Coleção de roupas e acessórios produzidos com plásticos, sacos de ráfia, caixas de leite e retalhos de tecidos africanos.

Proposta: Criar uma coleção a partir da escassez, reaproveitando materiais recicláveis e diversos para a produção de uma peça, objeto ou acessório.

Depoimentos

“Levo para a vida que o conhecimento é algo que ninguém nunca irá tirar de mim.”

Denilson do Carmo Silva

“Oie, eu me chamo Heloisa, sou formada em moda desde o final de 2021 pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Durante a faculdade me apaixonei pelo mercado slow fashion e a sustentabilidade.”

Heloísa Santa Cruz Dantas

“Meu nome é Dilma. Meu sonho sempre foi aprender costurar e tenho pouco conhecimento, mas agora quero aprender a modelagem. Admiro muito quem faz nossas roupas. Faço um pouco de tudo: crochê, bordados de pano de pratos e fuxicos de tecidos.”

Dilma Luiza Pinheiro

“Seja a resiliência.”

Marina Miguel

Meu nome é Elaine, faço curso de corte e costura básico aqui no Centro Cultural, estou gostando muito, comprei uma máquina de costura, filha de mãe que costurava, tia a avó também. Descobri a costura ano passado em um momento muito difícil da minha vida, perdi o emprego de 12 anos e quase entrei em depressão. Comecei o curso aqui e aqui conheci vocês, vi vídeos e esses mecheu muito comigo. Vocês são demais, estou muito feliz. Sou mãe, esposa, formada em pedagogia, diretora de escola, hoje desempregada.”

Elaine Cristina

“Eu sinto que estou vivendo o meu sonho. Acredite, é muito bom! Nos últimos meses têm acontecido tantas coisas na minha vida, coisas incríveis algumas até nunca imaginei viver e eu sou grata por tudo isso. A palavra é essa: gratidão.”

Esther Silva

“Cai na moda sustentável do nada achei que era somente um curso de moda que eu finalmente fui aceita. Mudou minha vida, me mostrou um novo caminho, algo que eu não via e já é meu terceiro curso que envolve sustentabilidade e inclusão. Sou grata por ter conhecido a moda sustentável e ter meus olhos abertos…”

Giovanna Garcia

“Desde criança sempre fui uma criança atípica, fui filha única por 13 anos e a solidão injetou em mim, um sentimento de mergulho interno. E deste mergulho, a arte surgiu: na moda, na escrita, no desenho.”

Joana Souza

“Sou pisciana muito emotiva me dou muito sem esperar nada em troca. Não gosto de pessoas ingratas ou seja que desdém de alguma coisa boa que acontece na sua vida. Gosto de viver a vida intensamente, amo a vida mesmo que ela me dê rasteira. Amo estar com pessoas de alto astral e que também nos ensina sobre as coisas de viver bem na medida do possível, pois não tem receita específica.”

Maria Luiza Barbosa

“Estar ao lado de pessoas que realmente sentem a força que temos e como podemos usar isso para nos salvar, me faz sentir um pouco mais viva, muito leve, com novas formas de poder voar mesmo sem ter asas. Sempre acreditei na revolução da moda preta. Estar aqui é um abraço.”

Nayara dos Santos

“Hoje estou em estado de agradecimento, pela oportunidade de estar iniciando algo que sempre busquei e desejei fazer. Ter liberdade e condições de criar e fazer minhas próprias o que tanto capacidade em fazer.”

Roberta Amaral

“Desejo que essa gaivota possa cada vez mais ser solta, aprenda a lidar com o mundo e com seus desafios, mas também com as maravilhas reservadas para mim.”

Sabrina Teixeira

“Que possamos plantar e semear nossas sementes, raízes e histórias fora e dentro da moda de forma confiante para todos que nos cercam. Mostrando o quanto é importante nossas escolhas.”

Thais Alves