Projeto Cidade Tiradentes

Sobre o PROJETO

Fashion Revolution na Cidade Tiradentes

Instituto realiza mentorias para fortalecer profissionais de moda da região e promove difusão cultural no Centro de Formação da Cidade Tiradentes

O PROJETO

Fashion Revolution na Cidade Tiradentes é um projeto de Difusão Cultural, dado que amplia o raio de alcance da moda, levando tal manifestação cultural para espaços que tradicionalmente não são ocupados por ela, como as periferias e alçando mulheres negras ao posto de criadoras. A Difusão é uma estratégia de democratização das manifestações culturais, que contribui com novas perspectivas e novas vivências, para quem cria e para quem consome cultura. No caso da moda, ainda tem como resultado a ampliação de possibilidades de vivências no mercado de trabalho para uma população sabidamente vulnerabilizada.

As 20 moradoras(es) de Cidade Tiradentes identificadas foram acolhidas por um grupo de mentores atuantes do setor de moda e costura para suporte e impulsionamento dos projetos locais, em especial nas intersecções com a sustentabilidade. Com este grupo, foram realizados 05 (cinco) encontros de mentoria presencial.

Ao final do projeto, aconteceu o evento Fashion Revolution na Cidade Tiradentes, também presencial, com lançamento deste website. Onde os alunos apresentaram seus projetos de sustentabilidade feitos durante o período do curso.

CONTEXTO

O objetivo do projeto é apoiar o desenvolvimento profissional de moradores da região, com prioridade para mulheres negras, por meio do trabalho com moda e costura. As ações se dão em duas frentes: 1) Realização de cinco encontros com mentorias e trocas entre os 20 beneficiários diretos do Projeto e profissionais de moda e sustentabilidade; e 2) Evento Fashion Revolution na Cidade Tiradentes.

O Projeto começa com a abertura de um chamado para identificação dos participantes, a partir de critérios como grau de interesse na proposta, experiência prévia na área de moda e confecção, diversidade de faixa etária, gênero e raça (com prioridade para mulheres negras) e grau de vulnerabilidade.

Evento Fashion Revolution na Cidade Tiradentes, evento de encerramento do projeto e espaço para fortalecer os projetos mentorados, os apresentando para a comunidade local e para a rede Fashion Revolution, junto com o lançamento deste website. Os projetos criados foram: colete que vira bolsa; abajur feito de garrafa pet; maquiagem natural; bolsas feitas de calça jeans e cartões de telefone e acessórios sustentáveis.

OBJETIVOS

  • Proporcionar um espaço de troca e aprendizado para 20 moradoras (es) de Cidade Tiradentes e Guaianases, São Mateus, Itaquera, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. com prioridade para para mães solo, LGBTQIAP+, transsexuais, travestis e PCDs, como estratégia de recolocação profissional e/ou geração de emprego e renda. 
  • Dar visibilidade para os projetos e histórias de vida dos participantes com o intuito de fomentar seus desenvolvimento profissional, pessoal e social.
  • Engajar a comunidade local na discussão do Fashion Revolution, que incentiva a percepção da moda como potência criativa, expressão, arte, cultura e desenvolvimento sustentável e econômico local.

Fashion Revolution Brasil

O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, em 2013, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. As vítimas trabalhavam para
marcas globais, em condições análogas à escravidão.
Desde a tragédia do Rana Plaza, o Fashion Revolution mobiliza a sociedade em prol de uma indústria da moda que respeite e valorize a natureza e a vida de todos que fazem parte da sua cadeia produtiva, através da conscientização, mobilização e educação. Também promove a união
das pessoas, impulsionando a revolução para mudar radicalmente como as roupas são produzidas, consumidas e descartadas, para que elas sejam feitas de maneira segura, limpa e justa.

Fashion Revolution na Cidade Tiradentes

Sustentabilidade

Compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade e novas formas de fazer moda.

Diversidade

Valorizar a diversidade de corpos, histórias, culturas e comunidades;

Empreendedorismo

Incentivar a acelerar os negócios locais através dos encontros.

Comunidade

Celebrar e compartilhar as potências existentes na Cidade Tiradentes.

Quem fez o Projeto?

Mentores:

Marisa Moura

Ana Paula Nascimento

Barbara Terra

Suelen Ingrid

Willian André

 

Assistente de Produção:

Marina Ribeiro

 

Produtora Local:

Ana Paula Nascimento

 

Gestora do Projeto:

Paloma Gervasio Botelho

 

Fotografia:

Deka Carvalho

 

Filmagens:

Evelyn Costa

 

Alimentação:

AguDoce

Doce Encanto

 

Design:

Luana Fernandes

 

Comunicação:

Marina Ribeiro

Julia Teodoro

Carol Anchieta

 

Assessoria de Imprensa:

Natalia Velloso

 

Website:

Loreny Ielpo

Quero falar sobre o projeto!

Se você se interessou pelo projeto, entre em contato com a Marina Ribeiro: comunicacaofr.marina@gmail.com