Participantes
Conheça as pessoas que fizeram parte da história do Fashion Revolution na Cidade Tiradentes
Camila Fernandes
22 anos- Aricanduva
Matrix gestora do Awa Brechó juntamente com sua sócia Ana Carolina. Camila foi expositora em eventos como Feira Preta, inauguração do Museu das Favelas, Sarau da ponte pra Cá, Avenida Paulista entre outros.
Tem como meta produzir seu próprio evento para expor nossos produtos e convidar empreendedores locais.
Maquiadora, e autodidata em pesquisas sobre “maquiagem” ancestral desde 2021 a fim de ressignificar padrões estéticos de beleza. Entende a arte como forma de comunicação "Comunicar sobre meu trabalho e onde quero chegar ".
Denilson do Carmo
41 anos - José Bonifácio
Morador do bairro José Bonifácio na região de Itaquera, técnico em design de interiores e modelagem de vestuário, se especializou em consultoria de estilo. Transformou o que antes era um Hobby (garimpar em brechós) em profissão e fundou o @brechojeruza, brechó online especializado em alfaiataria de alta qualidade.
Ele garimpa em Bazares beneficentes de sua região, potencializa essa peças e recoloca no mercado com valores mais acessíveis. Acredita na moda pós consumo como uma forte aliada na construção de estilo, na circularidade e na preservação do meio ambiente.
Dilma Luzia Pinheiro
64 anos - Cidade Tiradentes
Meu nome é Dilma Luzia Pinheiro sou natural de São Luís do Maranhão. Me aposentei aos 60 anos. Venho de uma família de pai negro que se casou com uma mulher branca dos olhos verdes, então a mistura de raças deu origem a minha negritude. Gosto de costurar, fiz dois cursos de corte e costura e continuo me aperfeiçoando. No momento estou fazendo modelagem e pretendo fazer roupas sob medida na minha querida Cidade Tiradentes.
Elaine Cristina
48 anos - Cidade Tiradentes
Pedagoga e professora de educação infantil, atuou como Diretora de creche na educação infantil por 12 anos. Estudante de corte e costura no Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes - CFCCT, aprendendo sobre moda sustentável e seus impactos. Como filha de mãe, avó e tia costureiras, acredita que a costura é cura para a alma.
Esther Silva
28 anos - São Miguel Paulista
Formada em Técnica do Vestuário pelo Centro Paula Souza (2019). Aluna graduanda do curso de Design de Moda no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e estudante do Senac São Miguel Paulista do curso de Assistente em Produção para Editorial e Publicidade. Trabalha como autônoma com costura criativa, conserto de roupas e peças do vestuário sob medida.
Elizabete Batista
59 anos - Cidade Tiradentes
Geminiana e versátil, costureira por profissão, faz artesanato, decoração, organiza eventos, faz parte de um projeto de aulas da Cultura Samba Rock, ritmo pelo qual tem paixão, mulher preta viúva, mãe de dois filhos biológicos e dois de coração, moradora da Cidade Tiradentes.
Heloísa Santa Cruz
26 anos - Guaianases
Formada em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, em 2021 produziu um figurino teatral para a peça intitulada “Bella Cenci" e esta criação foi tema do seu TCC. Atualmente Helô trabalha como assistente de estilo e vê a moda como sua paixão.
Leonardo de Souza
21 anos - Cidade Tiradentes
Estudante e trabalha com venda externa, virtual. Através da moda, que ele interpreta como uma luz para a comunidade, sonha em mostrar que a quebrada também tem grandes profissionais!
Maria Luisa Barbosa
Guaianases
Participa de atividades físicas, aulas de artesanato, e curso de violão. Entrar no projeto Fashion Revolution na Cidade Tiradentes foi uma oportunidade para ter mais autonomia e realizar o sonho de ter uma renda extra como profissional da moda.
Marina Miguel
37 anos - Cidade Tiradentes
Formada em Design Gráfico, Costureira, dona do Ateliê Mah Dayo e estudante de Design de Moda.
Participou das duas primeiras edições do projeto CRIA COSTURA, apresentando seu trabalho na passarela da São Paulo Fashion Week, desse projeto nasce uma parceria com a Vicunha, onde gerencia e executa a produção de ecobags e brindes que são distribuídos em eventos a qual a marca têxtil participa.
O projeto Fashion Revolution na Cid. Tiradentes possibilitou fortalecer sua marca para construir um novo caminho sustentável.
Thaís Alves
35 anos - Cidade Tiradentes
Costureira e dreadmaker criação autoral
Suas criações são movidas seguindo o que acredita - "É sobre o que vê e sente", Thais acredita que existe uma conexão com o sagrado que se externa através de suas peças.
Fez curso de costura e foi se aprimorando com o passar do tempo, a partir de suas criações, foi sentindo e testando as texturas, cores e movimentos e bordados. Sempre teve paixão em criar peças de roupas, pois percebia uma defasagem para roupas de sua região e passou a costurar.
Hoje, Thaís já tem peças autorais e segue participando de cursos de corte e costura para potencializar seus conhecimentos. Como dreadmaker, segue atuando com paixão em todos os tipos e cabelos, conhecendo suas texturas e aumentando a autoestima de suas clientes.
Sabrina Teixeira
25 anos - Cidade de Tiradentes
Trabalha como cuidadora de idosos, faz trabalho voluntário com crianças. Um dos seus sonhos é construir a sua marca própria com identidade upcycling e customização.
Diversidade
A metodologia foi a auscultação social, que consiste em realizar, antes, durante e depois das atividades, diálogos permanentes entre mentores, participantes, gestores e coumunidade levando-se em conta o “fazer junto” em contraposição ao “fazer para”.
SOBRE A EXPERIÊNCIA
Assista os vídeos sobre quais eram as expectativas, sentimentos, sonhos e oportunidades dos participantes do projeto
Encontro 1: Práticas Comunitárias Inovadoras e Auto-organização
Encontro 2: Sustentabilidade
Encontro 3: Corpos e histórias diversas, autoestima e saúde mental
Encontro 4: Desenvolvimento de projeto
Encontro 5: Grupo de desenvolvimento de projeto
Encontro 6: Evento Fashion Revolution na Cidade Tiradentes
PROJETOS dOS PARTICIPANTES
Conheça os projetos finais desenvolvidos pelos participantes do projeto Fashion Revolution na Cidade Tiradentes